26.9.14

Moda: A incrível relação entre Paris e Moda

                        
                          Aproveitando que estamos na semana de moda em Paris (PFW), decidi fazer um post especial para aprofundar o conhecimento sobre a incrível relação entre a moda e a cidade luz.
                          Que Paris é uma das principais capitais da moda, tudo mundo sabe, porém saber como tudo isso começou, não é um tema tão discutido. A ligação começou a muito tempo atrás. Berço de muitas grifes de alta costura, é alvo de inspiração para muitos estilistas e onde acontece os principais desfiles dessas marcas francesas tão admiradas pelo mundo todo. 



                            Paris é pioneira em dois temas importantes para a história da moda:  a haute couture (alta costura) e o prêt-à-porter:

                         
                          Alta costura é simplesmente uma coleção de modelos exclusivos em escala artesanal,bordados muitas vezes por preciosidades vendidos por preços elevados.Teve início no século XIX, era sustentando por as famílias reais da Europa. O termo foi criado por Charles Worth, que é considerado o "pai da alta costura", o mesmo que realizou o primeiro desfile de moda parisiense em 1858. A imperatriz Eugênia foi uma forte influência na época, sua roupas eram caracterizadas por armações com arcos de aço, cores vivas e corpetes, por exemplo.


                            Prêt-â-porter significa pronto para usar. Basicamente são as roupas industrializadas, em exclusividade e em maior demanda, também iniciado no século XIX, trazendo uma queda para a alta costura, já que se podia obter peças de qualidades com modelos e preços diferentes, havendo assim uma maior praticidade. A "prêt-â-porter" foi umas das mais importantes revoluções da moda, podendo se dizer como um "grito de libertação".


                             
                            Até hoje, Paris é associada com o fabuloso e extenso mundo da moda.  Tendo um dos principais desfiles da alta costura todos os anos-Paris Fashion Week, e talvez, o mais disputado. (pelo menos, para mim haha)- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paris de Priscila 2016 © Todos os Direitos Reservados

Design & Desenvolvimento por Moonly Design | Imagens Cabeçalho por Freepik